Eu não sou nenhuma expert em Instagram, mas justamente por isso, tenho estudado muito para aprender a melhorar meu alcance e engajamento com seguidores, por isso, que tal falarmos hoje de Hashtags Banidas?
Você nunca ouviu falar?
É porque isso é algo relativamente novo mesmo, mas continua aqui comigo que vou explicar tudo que eu andei pesquisando e passar algumas ferramentas bacanas para poder checar se você não anda usando alguma e por isso seu alcance anda meio capenga.
O que são hashtags banidas?
Antes de tudo: se você entrou aqui e não sabe o que é hashtag e pra que serve, vou escrever outro post para explicar bonitinho, ok?
Então vamos começar do básico: você provavelmente já ouviu falar que a #sextou começou a ser associada nos EUA com sex to you, certo? Daí o Instagram passou a não deixar mais a gente usar essa hashtag por mais que pra gente ela não tenha a mesma conotação, né?
O rolê é que isso acontece com várias hashtags porque o Instagram pode entender que pessoas estão usando permanente ou temporariamente alguma hashtag para infringir as regras de uso do Instagram.
Algumas dessas hashtags são até que fáceis de entender o motivo de estarem ali. Mas algumas só consigo pensar que pessoas realmente mal intencionadas usaram muito pra sacanear mesmo.
Difícil de entender?
Quais são as hashtags proibidas?
Então vamos lá: existem alguns sites que fazem listas atualizadas e você pode conferir por exemplo as mais compreensíveis como #excitada, #weed, #sexual, #whitepower, entre outras que ferem as políticas de uso do Instagram de conteúdo adulto, apologia a drogas ilícitas, violência ou automutilação, além de racismo ou injúria racial. O que, vamos concordar, faz sentido, né?
Mas é possível encontrar algumas que aparentemente não são tão claras assim sobre o motivo de estarem na lista, como #italiano, #like, #gloves por exemplo. Tem listas que até dizem que #MilleyCyrus já esteve na lista, mas quando fui conferir, já não estava.

Eu achei algumas listas de hashtags banidas em português e em inglês. É importante ver que em inglês, a lista é muito maior em inglês e às vezes a mesma hashtag pode estar banida em inglês, mas a sua tradução, tá normal em português, como é o caso de #gloves e #luvas.
Aqui vão alguns sites com listas de 2020:
- Meio Bit
- Hashtags for Likes
- The Data Pack – lista colaborativa
- InstaVast
Lembrando que a lista é atualizada de tempos em tempos, então se você quiser buscar por termos específicos, vou compartilhar algumas ferramentas mais pra frente.
Isso quer dizer que todas essas são palavras que ferem as políticas do Instagram diretamente? Não necessariamente, mas sim que foram associadas a imagens que feriam as políticas de uso e estatisticamente resolveram colocar na lista de hashtags banidas.
Aí que está a grande sacada: essa lista é atualizada com certa frequência, então a gente tem que estar bem ligado. E isso significa que você não consegue usar nenhuma delas?
Então, não. Na verdade, você pode estar usando algumas no seu dia a dia e nem estar percebendo. Isso porque o Instagram não manda um alerta toda vez que você está digitando uma das hashtags na lista de banidas.
Mas e se eu usar uma hashtag banida ou proibida?
Bom, daí você assume o risco de não ter aquele post mostrado nas buscas por hashtags ou mesmo sem prioridade no feed dos seus seguidores. E quando você usa muitas vezes hashtags banidas ou proibidas, você pode acabar tendo o temido Shadowban.
Shadowban é quando sua conta sofre uma redução de desempenho no site. É algo que na verdade não é muito claro no Instagram, na verdade eles nem admitem muito que praticam, mas os usuários tem percebido que é uma realidade. Se você quiser saber mais sobre Shadowban, pede aqui embaixo nos comentários pra eu fazer um post bacanudo sobre, ok?
Na próxima página te mostro reviews de 4 ferramentas pra você evitar as hashtags banidas.
Como eu testo se a hashtag que eu quero usar é banida?
Bom, como eu disse lá em cima, tem algumas listas que compilam as hashtags banidas ou proibidas, mas acaba sendo mais difícil buscar em listas prontas, né?
Por isso, existem algumas ferramentas gratuitas e pagas que são bem interessantes pra pesquisar pelas hashtags banidas ou ainda para pesquisar as melhores hashtags relacionadas aos temas dos seus posts.
Tem alguns que até permitem que você faça o upload de uma imagem a ferramenta sugere as hashtags que você poderia usar para aumentar seu alcance, porque afinal de contas, é pra isso que elas servem, né?
Então vamos lá:
Ingramer
Essa é uma das ferramentas mais legais para escolher hashtags na melhor proporção de grandeza delas, pois ele lista em colunas separando pela grandeza de cada uma delas, lembrando que é legal equilibrar as grandezas.
É só colocar no buscador separando por espaço ou vírgula e ele busca hashtags relacionadas, daí é só selecionar as que você prefere e copiar. Ele permite pesquisar por palavras, por foto e por URL. Ah, é normal levar alguns segundos para a busca carregar.

Mas o lado ruim é que os cookies do site só permitem 3 buscas gratuitas, depois, é preciso se registrar e pagar em dólar, o que encarece bastante pra nós brasileiros.
Além da função de Hashtag Generator, ainda é possível criar até 3 Auto Posting e Auto Directing gratuitamente.
Quem quiser continuar nas funções gratuitas, pode ainda usar o Profile Analyzer para ver melhores horas para postar, melhores hashtags da conta, seus posts mais comentados, mais curtidos, engajamento… Enfim, é uma ferramenta bem completa.
Outra função bacana é a Tranding Hashtags, que lista as hashtags mais utilizadas hoje, em 7 dias, no último mês e sempre.
Você pode ainda fazer o download de seus posts e stories com o Instagram Downloader, é só pegar o link e esperar carregar para fazer o download.
Tem outras funções também bem bacanas, só explorar.
Display Purposes e IQ Hashtags
O Display Purposes tem uma página mais retrô, toda trabalhada na fonte Courier e template mais html toda estilosa.
A página é bem simples de usar: você coloca no primeiro box preto as hashtags que você quer relacionar, ele já filtra as banidas pra você não ter problemas.

Quando você digita a palavra, ela é grifada em uma cor diferente e aparece em uma coluna embaixo algumas selecionadas e entra a pesquisa completa e as colunas, algumas opções pra você copiar. Você pode auto selecionar ou no manual na caixinha do lado.

O legal é que o sublinhado nas sugestões te mostram de onde vem cada sugestão, daí é só selecionar quantas você quer na caixinha lateral e copiar no botão verde.
Um ponto chato é que não mostra em quantidades o tamanho de cada hashtag, mas em porcentagem, que são as barrinhas laranja e vermelha que aparecem à esquerda de cada sugestão, é só passar o mouse sobre elas para checar.
Se você for na caixinha preta de baixo, você pode ainda fazer uma análise de perfil, porém te encaminham para o IG Hashtags, que é uma ferramenta semi-gratuita na qual você precisa se registrar para usar.
No IQ Hashtags, você pode cadastrar um perfil gratuitamente e ele te permite fazer uma análise de hashtags banidas que estão sendo utilizadas na sua conta (desde a criação!), quando eles te avisam quais posts estão usando hashtags banidas, mas só é possível ter acesso a todas se você for para o premium, que de novo, é em dólar.
Outro recurso premium é poder ver quais são os seguidores de massa (que possivelmente não tem recebido suas publicações e que abaixam seu engajamento), além de hashtags que você mais usa e quem são seus seguidores ativos.
Vale a pena ir para o premium?
Eu comprei para testar e pra ver quais eram minhas hashtags banidas. Achei interessante, mas não sei se vou continuar, pois a análise de perfil não é atualizada com muita frequência (você só pode atualizar uma vez a cada 7 dias) e sinceramente não consegui lidar muito bem com as pesquisas de hashtags que a plataforma oferece.
Acho que vale a pena você explorar um pouco os recursos gratuitos antes de ir para o premium e ver se gosta mesmo. Sinceramente, achei a interface do Display Purposes mais legal também.
All Hashtags
Vi vários sites recomendando essa ferramenta, mas sinceramente não gostei muito porque só é possível buscar uma palavra por vez, além de não disponibilizar a opção de ver qual a grandeza da hashtag.

Mas o seleciona alguns grupos de hashtags para que você possa escolher o que você acha melhor, além de possibilitar que você selecione entre as que ele escolheu.
TagsFinder
O TagsFinder permite fazer buscas colocando o país do seu público alvo. Você pode pesquisar por uma ou mais palavras e ele te dá um grupo de até 30 hashtags para você usar

O que não achei muito legal nele é que também não é possível a gente ver a grandeza da hashtag. Também não consegui achar se ele de fato excluem hashtags banidas, mas mostra algumas das mais populares.
Eu vi muitas pessoas indicando o InstaVast, mas toda vez que tentei, dava algum erro, então não consegui fazer uma análise bacana pra gente. Desse site, só consegui visualizar a lista de hashtags banidas que está lá em cima indicada.
Apps
Existem alguns apps que fazem a mesma função, mas não achei nenhum que não precisasse de cadastro inicial, então acabei não colocando aqui, mas se você souber de algum, compartilha aqui com a gente, por favor!
Algumas outras listas de hashtag generators em sites e apps pra você seguir:
Se você gostou do post, comenta aqui e manda pra um amigo perdido nas redes pra gente poder crescer junto 😉
Comenta também se você souber outros métodos de fugir das hashtags banidas ou proibidas!
muito bacana teu post! =D
Oi, João, tudo bem?
Fico muito feliz pelo seu comentário!
Super obrigada 🙂