Como os jogos olímpicos começam hoje, pensei em entrar no clima falando um pouco do Museu Olímpico que fica lá em Lausanne, que tal?
Eu sei que é meio bizarro pensar que o Museu Olímpico fica em Lausanne, na Suíça enquanto os Jogos Olímpicos nasceram na Grécia. É, eu também pensei nisso quando vi. Mas o que acontece é que Lausanne foi escolhida para ser a sede do Comitê Olímpico Internacional em 1915 pelo próprio barão Pierre de Coubertin e em 1994, foi oficializada a cidade como Capital Olímpica e hoje não só abriga o COI ― Comitê Olímpico Internacional ―, como o Museu Olímpico e federações internacionais de modalidades olímpicas!

O Museu foi inaugurado em 23 de junho de 1993, uma casa no estilo moderno clássico por fora, dentro de um jardim enorme, cheio de esculturas temáticas com esportes olímpicos.



Aliás, é bem curioso que o terreno do museu fica subindo um pouco o monte bem na beira do Lago Léman, é como se fosse um Olimpo dos esportes bem na beira do lago! <3
A bilheteria do museu é no térreo, na frente da lojinha cheia de souvenirs dos Jogos Olímpicos Modernos. Existem também bilheterias automáticas no térreo e no segundo andar, em inglês, francês e alemão, se me lembro bem!
A exposição começa no segundo andar, lá na antiguidade, com vários vídeos mostrando simulações de como aconteciam os jogos, além de vasos com desenhos das modalidades!
Depois descemos a escada e começa a história de como os Jogos Olímpicos Modernos foram criados e principalmente a atuação do Barão Pierre de Coubertin, o principal responsável pela volta dos jogos. Ele organizou em 1894 um congresso na Sorbonne para discutirem a reconstituição dos jogos sediados na Grécia, o que levou à organização do Comitê Olímpico Internacional. Nessa sala, dá pra gente ver um monte de coisa relacionada ao barão de Coubertin, como cartas, gravações, fotos…

(Ah, é também onde explicam a criação e a evolução do símbolo olímpico!)


Depois vem um pouco mais sobre a história moderna dos jogos, a evolução dos uniformes dos atletas, além de um filme que te põe dentro da mente do atleta naqueles segundos iniciais. (Tem uniforme brasileiro, mas perdi a foto!)
Dá pra ver também quais foram as modalidades presentes em cada uma das edições!

Depois vem a parte mais interativa: logo na entrada malas abertas com televisões nas quais grandes atletas do mundo inteiro ― inclusive alguns grandes brasileiros! <3 ― e somos convidados “pra dentro da vila olímpica”!

É onde podemos ver vários souvenirs e mascotes olímpicos!



Depois vem uma parte interativa que explica um pouco da alimentação dos atletas, jogos pra testar a agilidade e outras habilidades… enfim, uma boa diversão pras crianças mais velhas e mais novas!
Ah, e claro, tem também um podium 😉

O Museu Olímpico fica no 1, quai d’Ouchy. Pra chegar, basta pegar o metrô M2 e ir até a estação terminal Ouchy, que fica bem na beirinha do Lago Léman. De lá, é só seguir pela esquerda de quem olha pro lago e logo mais você chega na grande escada com as datas dos Jogos Olímpicos Modernos!
A entrada custa CHF 18 para maiores de 17 anos, CHF 10 para crianças de 6 a 16 anos, maiores de 60 anos pagam CHF 16, estudantes e deficientes pagam CHF 12 e tem um combo família que conta com no máximo dois adultos e seus filhos que fica por CHF 40.

Acho válido de lá ir pro Musée d’Elysée ver lindas fotografias e também aproveitar o jardim que une os dois!<3
Ah, este post tem poucas fotos, porque infelizmente aconteceu algum problema no meu HD e perdi quase todas as fotos de alguns períodos (acho que foi um problema humano, mas bora botar na máquina mesmo!), então agradeceria demais uma ajuda com fotos 😉 <3
Curtiu? Então deixa um like ae e compartilha com os amigos 😉
Deixe uma resposta