Achei simplesmente os melhores sites pra você visitar a Suíça sem precisar sair de casa e ainda sem pagar nada! Tem desde museu, passeio pela cidade e até vista das montanhas! Uma mais linda que a outra, aliás! Vem comigo!
Eu sei que você já deve estar com um monte de sites de museus que abriram visitas online, como o Louvre, o MET e outros gigantescos. E vou te dizer que eu também. Mas procurei bastante sites pra revisitar minha querida Suíça e foi um tanto difícil achar, mas achei uns muuuuuito bacanas! Tem uns que falta só o computador transmitir cheiros!
Então sem mais delongas, que tal irmos pros sites?
Museus
Muitos museus suíços tem um catálogo online, mas selecionei aqui os mais interativos e inovadores que eu achei, bora lá?
Museum Tinguely
O Museu Tinguely em Basel é especializado aos trabalhos do escultor e pintor suíço Jean Tinguely, um dos fundadores do Nouveau Réalisme (Novo Realismo), usando objetos cotidianos normalmente desperdiçados, transformando-os em obras de arte, um movimento próximo ao dadaísmo, inclusive.
E, é claro, pra mostrar um trabalho de um movimento tão engajado, o museu não poderia só fornecer uma simples foto da obra, né?
Pra isso, o site é bastante interativo, com curiosidades sobre as obras, jogos de criatividade para baixar e outras dicas para se aprofundar nas obras! Sem contar que o site é bastante interativo e parece mesmo um jogo para o visitante.
Bora visitar?
O site oferece o conteúdo em alemão, inglês e francês.
Musée de l’art et d’histoire de Genève
O Museu de Arte e História de Genebra também disponibilizou uma visita online, mas de uma maneira diferente de apresentar o acervo: eles pediram para os visitantes tirarem fotos das suas salas e escolherem 1 item do catálogo para ser incluído no local (tipo um easter egg) e enviar para eles.
O museu ainda seleciona outros itens do catálogo para adicionar na imagem, o que podem ser desde fotos, textos ou até vídeos sobre os itens!
São mais de 60 fotos de casas recebendo o acervo. A apresentação é quase como uma apresentação de slides com os cliques sobre os objetos escondidos.
Eu só consegui achar o site em francês.
Catedral de Basel
A empresa Panographe fez uma reprodução 3D 360º da catedral, não dá pra circular livremente pela catedral, mas cada nova possibilidade de passeio, aparece um círculo onde podemos clicar e nos teletransportar para o local.
Existem ainda a possibilidade de subir na torre da catedral e ter uma vista panorâmica da cidade, 3D também, claro
Bundeshaus em Bern
Dá pra fazer também uma visita virtual ao prédio do Parlamento suíço, que a gente já visitou neste post 😉
A página inicial é toda descolada, mas basta um clique no centro que já somo redirecionados pra frente do prédio com um círculo na porta. Esse círculo vai aparecer sempre que for uma oportunidade para a gente ir pro local.
A visita é guiada com informações em cada objeto que possamos saber mais. É possível também fazer um giro 360º, mas acho importante dizer que o esquema não é “clica e arrasta”, mas “clica e direciona”, ou seja, quanto mais longe do ponto inicial você colocar o mouse, mais rápido vai girar pra lá!
O link do título está em francês. Se você quiser acessar em inglês, clique aqui.
Les Moulains Souterains
Se você gosta de visitas subterrâneas, essa é a sua visita! Os moinhos estão fisicamente no cantão de Neuchâtel, perto da cidade de Le Locle. Eles datam do século XVII e foram uma verdadeira usina subterrânea.
Hoje são museu e dá pra visitar online, apesar de ser um pouco escuro na tela, é bem interessante! Outra dificuldade que tive foi que o carregamento foi um tanto lento aqui em casa.
Eu só consegui achar em francês
Fábrica de queijo Kaltbach – Emmi
Essa visita também é dentro da terra, na verdade, essa fábrica de queijos fica dentre de uma gruta e dá pra visitar com uma imersão que falta só os cheiros! (Sério, tem até os polêmicos sinos que colocam nos pescoços das vacas!)
O site está disponível em francês e alemão.
Cidades
Algumas cidades e regiões da Suíça também entraram na brincadeira e liberaram visitação online!
Basel
No site da cidade de Basel, é possível ver alguns vídeos 360º de alguns lugares como o rio Reno, o carnaval e o mercado de Natal!
Pra visitar, é só clicar em um dos vídeos 360º a sua escolha! Alguns vídeos tem som e você pode sair girando por aí! Eu tive algum problema na hora de carregar os vídeos no próprio site deles, então sugiro ver diretamente no Youtube.
Aqui embaixo também copiei um pra você entrar no Rio Reno!
Sobrevoando Vaud
Esse vídeo 360º do canal do youtube do cantão de Vaud é uma ótima pedida pra você que sempre quis voar sobre a região! Ele ainda indica as montanhas e lugares mais icônicos pelos quais estamos passando. Eu sei que eu amei demais!
O ponto fraco é que a gente tem controle de pra onde olhar, mas não pra onde ir. Eu até tentei ver o prédio que eu morei perto de Ouchy, mas não consegui :/
O vídeo tem uma qualidade ótima, então preste atenção pra ver a resolução que você tá, porque ele carrega até 8K!
Visitar a região de Sierre
Sierre é o nome de uma cidade e de uma região no cantão do Valais, na costa de Sion (que a gente já viu aqui)
O site é do ofício de turismo da região e oferece lindas vistas de pontos chaves para o turismo.
Você pode escolher entre 9 locais e se eu puder te dar uma sugestão pra começar seria o Parc natural Pfyn-Finges, que é a foto a seguir:
No menu no canto direito da tela, é possível escolher a língua entre alemão, francês e inglês.
Trilhas
Alguns sites ainda nos permitem fazer certas trilhas bem bonitas. E tem até site que coloca o som ambiente da natureza pra gente entrar de cabeça!
Switzerland Travel
Vamos começar com um que mostra sim algumas trilhas e a natureza fantástica da Suíça, mas também é possível entrar dentro de alguns lugares importantes como a caverna do Creux-du-Van (lembra desse canyon lindão?), fazer uma visita virtual ao CERN e tantos outros lugares!
Um ponto chato é que você precisa de Flash pra poder acessar do computador. Tentei do celular e não consegui. Pelo iPad é possível acessar as fotos e fica bem legal também, viu?
Eu procurei também mudar de língua, mas me pareceu que só tem em francês mesmo.
360 images
Esse site francês disponibiliza visita a três lugares na Suíça: de Arolla a Aiguilles Rouges, o Lago Azul de Arolla e o Glaciar e Lago de Moiry. E por se tratarem de “mini trilhas”, é que possível “caminhar” e avançar para certos pontos da imagem.
Um ponto muito bacana é que eles fornecem tecnologia para óculos 3D (o que inclui aquele de papelão que a gente acha o molde por aí) e a tecnologia pra sensor de movimento no celular é muito bacana! Sem contar que as imagens tem uma definição super bacana! Na versão desktop, é possível ouvir uma música ou som ambiente no passeio.
Por ser um site francês, ele só está disponível em francês mesmo.
360×360
Esse é um dos mais legais na minha opinião: a gente consegue ter a visão de cidades em várias partes da Suíça, além de podermos ter a visão panorâmica de lugares que não são tão simples de ver como público em geral, tipo ver de cima o Glaciar Alestch e a Matterhorn
Não é possível passear muito em cada lugar, mas é possível ter uma visão 360º com uma boa definição
O site está disponível em inglês, francês, alemão, italiano, chinês e japonês!
Apesar de o app ser oferecido no site, não consegui baixar.
Extra: Viagem ao passado de Genebra
Esse vídeo que está no canal do youtube gE Story apresenta uma reconstrução 3D e 360º da cidade de Genebra em 1850, então além de viajar pra Suíça sem sair de casa, você ainda viaja no tempo!
Que tal? Exagerei?
Me diz aí nos comentários se você gostou!
E se puder compartilhar com os amigos, ajuda muito para o blog ficar mais conhecido!
Deixe uma resposta