Criada em 1910 por Oscar Kambly, um jovem confeiteiro apaixonado por uma filha da cidade de Trubschachen e, por isso, depois da sua formação escolar, decidiu então abrir sua padaria na cidade da sua amada. E assim começou a história de uma das marcas de biscoito suíço mais conhecidas e também a minha favorita ;P
O nome é complicado mesmo: Trubschachen, mas é uma cidadezinha pertinho de Bern, na famosa região de Emmental — sabe aquela do famoso queijo suíço? — e pra chegar lá, é bem fácil: existe um trem saindo toda hora que liga Luzern a Bern e passa pela estação de Trubschachen.
Aliás, a Kambly tem um trem todo temático para levar os clientes que circula de terça a domingo às 8h36, 12h36 e às 16h36 saindo de Bern e 10h57 e 14h57 saindo de Luzern. Nos outros horários é um trem normal da BLS. Pra andar nesse trem especial não se paga nada a mais e ainda distribuem uma surpresinha!
O trem em si já é legal pra caramba — a vista da região é linda e super aconselho esse caminho mais longo até Luzern, ainda mais com essa paradinha estratégica em Trubschachen — e a fábrica em si é um plus que atrai muito suíço.

A história do chocolate e da confeitaria te levam até a entrada da loja, onde é possível experimentar uma centena de bolachas salgadas e doces gratuitamente. Tenho duas favoritas: a chocolune, que chegou até a ser vendida no Brasil há muitos anos atrás e era caríssima e também uma delicinha que só achei lá — sério, nem nas lojas suíças eu achei! — que se chama Délice de Coco (não é à toa que se chama Delícia de Coco!): imagina uma Maria-Mole reinventada com uma bolachinha bem leve e crocante… hum…
O lance principal da loja é claro que não são as amostras grátis, mas o preço das bolachas, que é bem inferior ao praticado nos mercados, sem contar que os pacotes são bem maiores do que os tradicionais. Mas é claro que também é possível achar latas comemorativas lindas! É claro que o preço é um pouco mais salgado…
Do lado da loja — calma, não precisa sair do prédio — fica o café, onde dá pra sentar e tomar um capuccino, café e até mesmo experimentar um dos biscoitos criados e vendidos exclusivamente no café Kambly.

E ainda tem um cinema que conta a história da fábrica!
Mas acho que o motivo mais legal pra visitar o Universo Kambly são os ateliês de confeitaria que acontecem sempre para as crianças e esporadicamente para adultos. Mas se você estiver viajando em grupo, vale a pena ver se todo mundo se interessa em fazer essa aula e se inscrever neste link.
Eu tive a oportunidade de fazer com o grupo de estudantes da ESN e adorei!
O ateliê aconteceu de manhãzinha, antes da abertura da loja. Mas já nos esperavam com todo o material.

Nossa instrutora é uma das chefs patissières do café e explicou em inglês como fazer cada passo: desde como usar as espátulas para fazer a forma certa das bolachas, até o como colocar o recheio.
Infelizmente, não aprendemos como fazer minha bolacha favorita, a Chocolune, mas em compensação, nossa instrutora deixou a gente se empanturrar das sobrinhas do nosso ateliê!

E como se não bastasse durante todo o ateliê, ainda podemos levar nossa produção pra casa e, com coragem, comer tudo! (Admito que fiquei meio sem coragem de comer tudo: as últimas bolachas até tavam meio murchas hehe)
Quem for durante as épocas de mercado de Natal, ainda dá pra aproveitar um bom Glühwein e comprar os presentes de Natal da galera nos tradicionais chalézinhos de madeira que invadem a entrada da fábrica! A preços suíços, claro…

Este não é um post patrocinado.
Curtiu? Então dá um joinha aqui, compartilha com aquela pessoa viciada em doces que você conhece e se quiser ver mais fotos, vem ver o Flickr do Carta sem Portador. <3
Deixe uma resposta